UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA
2ª Circular
1.
Sobre o FLAEL
A Universidade Federal do
Ceará e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada
(GEPLA) têm a satisfação de anunciar a realização do IV Fórum de Linguística
Aplicada e Ensino de Línguas (IV FLAEL). O evento será realizado na
Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, Brasil, no período de 29 a 31 de outubro de 2014, e
terá por tema: PERSPECTIVAS DA
LINGUÍSTICA APLICADA NO SÉCULO XXI: DOS DIÁLOGOS POSSÍVEIS AOS NOVOS DESAFIOS. Em
torno desse tema, acontecerão conferências, palestras, mesas-redondas, sessões
de comunicação coordenada, sessões de comunicação individual e apresentações de
pôster.
O FLAEL é um evento
bienal, que teve sua origem em 2006. Em sua primeira versão, foi denominado de
Colóquio Estadual de Ensino e Aprendizagem da Língua Materna. Na sua segunda
versão (2008), passou a ser denominado de Fórum
de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. A partir de então, ele ganhou
um destaque maior e começou a ter a participação também de pesquisadores
estrangeiros. O tema sempre está localizado no espaço do ensino, da aprendizagem
e da formação de professores. Em 2014, sem perder a sua identidade, vai
discutir a Linguística Aplicada de forma plural, trazendo em evidência suas
conexões possíveis e seus desafios neste século.
Abaixo, seguem informações
detalhadas quanto aos eixos temáticos,
às modalidades de participação, às inscrições e à programação provisória do evento.
2.
Eixos temáticos
As propostas deverão ser
submetidas de acordo com os seguintes eixos temáticos:
a)
Ensino
e aprendizagem de línguas;
b)
Formação
de professores de línguas;
c)
Multiletramentos;
d)
Aquisição
de línguas;
e)
Políticas
Linguísticas;
f)
Parcerias
Universidade e Escola;
g)
Linguagem
e Tecnologias;
h)
Práticas
Bilíngues e Tradução;
i)
Identidade
e representações de professores;
j)
Linguística
Cognitiva.
3.
Modalidades de participação
Haverá seis modalidades
distintas de participação: três formadas por professores convidados pela Comissão
Organizadora do FLAEL (Conferência, Mesa-redonda e Palestras) e três a
interessados na divulgação de seus trabalhos (Sessões de comunicação
coordenadas, sessões de comunicação individuais e Pôsteres). A inscrição para
os três últimos deverá obedecer aos critérios expostos no item 4 (Inscrições).
A seguir, é apresentada
uma breve descrição de cada modalidade:
Tabela 1: Modalidades de apresentação e descrição.
Duração
|
Descrição
|
|
Conferência (Apenas professores
convidados)
|
1h30
|
Apresentação de um tema.
|
Mesa-Redonda
(Apenas professores convidados)
|
2 horas
|
Apresentação e discussão de trabalhos de pesquisadores doutores,
propostos por um coordenador, que se responsabilizará por selecionar e
encaminhar à Comissão Organizadora três trabalhos de, pelo menos, duas
instituições diferentes. Cada apresentação terá duração de até 30 minutos,
havendo 30 minutos para o debate ou discussão geral.
|
Palestras (Apenas professores convidados)
|
1h30
|
Apresentação e discussão de um tema.
|
Sessões de comunicações coordenadas
|
2 horas
|
Apresentação e discussão de trabalhos de três pesquisadores, que deverão ser: doutor,
doutorando, mestre ou mestrando. Eles podem ser da mesma instituição,
grupo de pesquisa, projeto coletivo, etc. A Sessão tem por finalidade apresentar
resultados de um mesmo projeto, sob diferentes ângulos. As comunicações serão
propostas por um coordenador (professor ou pesquisador doutor), que se responsabilizará por selecionar e
encaminhar à Comissão Organizadora os trabalhos[1].
Cada sessão terá a duração de 2 horas. Serão 30 minutos para cada
apresentação e 30 minutos para o debate ou discussão geral.
|
Sessões de Comunicação individual
|
20 minutos cada apresentação
|
Apresentação e discussão de trabalhos de pesquisadores doutores, doutorandos,
mestres, mestrandos e especialistas. Eles serão agrupados a partir
dos eixos temáticos do evento. As comunicações serão propostas
individualmente. Os trabalhos serão selecionados pela comissão científica.
|
Sessões de pôsteres
|
01 hora
|
Apresentação e visita aos pôsteres de professores de Educação Básica, graduados,
graduandos, alunos de pós-graduação e pesquisadores.
|
[1] Verificar item 4.2 para maiores
informações.
4. Inscrições
Cada participante poderá apresentar até
dois trabalhos.
Os prazos para envio das propostas para as modalidades acima
descritas, a divulgação das cartas de aceite e o pagamento seguirão o
cronograma exposto na tabela 2:
Tabela 2: Informações sobre submissão, inscrição, divulgação
de trabalhos aprovados e pagamento.
Etapa
|
Período/Data
(2ª Circular)
|
|
SUBMISSÃO E INSCRIÇÃO
|
Submissão de propostas de
comunicações coordenadas
|
De 02/07/2014 a 30/08/2014
|
Submissão de propostas de
comunicações individuais
|
De 02/07/2014 a 30/08/2014
|
|
Inscrições de pôster
|
De 02/07/2014 a 30/08/2014
|
|
DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS
|
Divulgação das comunicações
coordenadas aprovadas
|
De 05/07/2014 até 10/09/2014
|
Divulgação das comunicações
individuais aprovadas
|
De 05/07/2014 até 10/09/2014
|
|
Divulgação dos pôsteres aprovados
|
De 05/07/2014 até 10/09/2014
|
|
PAGAMENTO[2]
|
Início do período para pagamento e
efetivar inscrição
|
A partir de 05/07/2014
|
Último dia para pagamento – com apresentação de trabalho
|
12/09/2014
|
|
Último dia para pagamento – sem apresentação de trabalho.
|
12/09/2014
|
A
submissão dos resumos das apresentações será feita através da ficha de
inscrição, que está no blog do evento http://flael2014.blogspot.com.br/
. A ficha de inscrição, com o resumo do trabalho, deverá ser enviada, como
anexos, para o e-mail flael2014@gmail.com.
No campo Assunto, deverá constar INSCRIÇÃO [X], em que X
é o primeiro e o último nome do participante.
ATENÇÃO: Informações sobre submissão de propostas de COMUNICAÇÕES
COORDENADAS ver item 4.2 (abaixo).
ATENÇÃO: No caso de co-autoria, os autores deverão enviar as fichas de
inscrição individuais em um único e-mail. A autoria de cada trabalho poderá ser
de até 3 (três) autores.
4.1.
Normas para elaboração
do(s) resumo(s)
O(s) resumo(s) deverá(ao):
a) Título
(em caixa alta), autor(es) e instituição;
b) Ter
no máximo 250 palavras;
c) Apresentar
três palavras-chave.
ATENÇÃO: O(s) resumo(s) também poderá(ão) ser enviado(s) nas seguintes
línguas estrangeiras: francês, inglês e espanhol.
4.2.
Normas para submissão
de Sessão em Comunicação coordenada
a) Acessar o blog http://flael2014.blogspot.com.br/
e fazer o download da ficha de inscrição especificamente para voltada para Sessão
de Comunicação Coordenada (Recomenda-se que a ficha seja preenchida
utilizando-se Microsoft Word 2010 ou
versão superior).
b) O coordenador da Sessão Coordenada deverá ser o
responsável pelo preenchimento da ficha de inscrição e enviá-la, em anexo, ao
e-mail flael2014@gmail.com .
c)
No campo Assunto do e-mail, deverá
constar INSCRIÇÃO SESSÃO COORDENADA [X], em que X
é o primeiro e o último nome do coordenador.
d) Na página 1 da ficha de inscrição, há o campo Resumo da Sessão [de Comunicação
coordenada], que deverá ser
preenchido com o resumo da proposta da Sessão Coordenada. Este deverá obedecer
às normas do item 4.1 (acima).
e) As páginas 2, 3 e 4 da ficha de inscrição
deverão ser preenchidas com os dados referentes aos autores na sequência em que
eles se apresentarão.
f) Os resumos de cada autor deverão seguir as
normas apresentadas no item 4.1 (acima).
5.
Sobre
pagamento
IMPORTANTE: O pagamento da taxa de
inscrição deverá ser efetuado APENAS após o recebimento da carta de aceite.
5.1.
No
caso de participantes residentes no Brasil:
Para efetivar a inscrição,
após recebimento da(s) carta(s) de aceite, é necessário pagar a taxa e enviar o
comprovante de pagamento, em forma de depósito ou transferência, para o e-mail flael2014tesouraria@gmail.com.
ATENÇÃO: no
campo “Assunto” do e-mail, deverá constar COMPROVANTE DE PAGAMENTO [X], em que X é o primeiro e o
último nome do participante.
Dados da conta
Caixa Econômica
Federal
Agência: 1922
Conta Poupança
(operação 013): 12162-0
“Lucelane Cordeiro
Nojosa” OU “Maria Vieira Monte
Filha” (CONTA CONJUNTA)
|
A inscrição somente será
efetivada mediante o pagamento da taxa, cujos valores estão descritos nas tabelas
3 e 4:
Tabela
3: Pagamento com apresentação de trabalho.
Pagamento
até:
|
||
CATEGORIAS
DE INSCRITOS
|
25/07/2014
(1ª Circular)
|
12/09/2014
(2ª Circular)
|
Professores de instituição de ensino
superior com apresentação de trabalho.
|
R$ 220,00
|
R$ 240,00
|
Doutores, mestres e especialistas
sem vínculos com instituições de ensino superior com apresentação de
trabalho.
|
R$ 150,00
|
R$ 170,00
|
Alunos de pós-graduação stricto e lato sensu com apresentação de trabalho.
|
R$ 150,00
|
R$ 170,00
|
Alunos de graduação e professores da
Educação Básica com apresentação exclusivamente
de pôster.
|
R$ 140,00
|
R$ 160,00
|
Tabela 4: Pagamento sem
apresentação de trabalho.
Pagamento
até:
|
||
CATEGORIAS
DE INSCRITOS
|
25/07/2014
(1ª Circular)
|
12/09/2014
(2ª Circular)
|
Professores de instituição de ensino
superior sem apresentação de trabalho.
|
R$ 120,00
|
R$ 140,00
|
Doutores, mestres e especialistas
sem vínculos com instituições de ensino superior sem apresentação de
trabalho.
|
R$ 100,00
|
R$ 120,00
|
Alunos de pós-graduação stricto e lato sensu sem apresentação de trabalho.
|
R$ 100,00
|
R$ 120,00
|
Alunos de graduação e professores da
Educação Básica sem apresentação de trabalho.
|
R$ 80,00
|
R$ 100,00
|
5.2.
No
caso de participantes residentes no exterior:
O participante deverá
preencher a ficha de inscrição, que está no blog do evento http://flael2014.blogspot.com.br/ ,
e enviá-la para o e-mail flael2014@gmail.com .
ATENÇÃO: no
campo “Assunto” do e-mail, deverá constar INSCRIÇÃO [X], em que X é o primeiro e o
último nome do participante.
O pagamento da inscrição
deverá ser realizado quando o participante chegar ao evento. O valor a ser pago
obedecerá às tabelas 3 ou 4 (acima), sendo que a data-base corresponderá à data
de envio da ficha de inscrição.
6.
Instruções para elaboração e norma para apresentação do
Pôster
O apresentador deverá fixar seu pôster 1 (uma) hora
antes do horário divulgado no item 8 (abaixo) e não se ausentar do stand até o término da sessão de pôsteres,
que acontecerá no Bosque Moreira Campos (CH 1).
As instruções a seguir têm
como objetivo auxiliar os autores a preparar e apresentar o pôster/banner para
o IV Flael. Sugerimos que seja utilizado o mínimo de texto. Ao confeccionar seu
pôster esteja atento às seguintes observações:
6.1.
A COMPOSIÇÃO DO TEXTO
6.1.1.
O título
Centralizado,
em Fonte Times New Roman, tamanho de fonte 60, em negrito e maiúscula. O título
deve conter nota de rodapé indicando a natureza do trabalho. Exemplo: Projeto
de Iniciação Cientifica desenvolvido na disciplina Estágio em Ensino de Língua
Portuguesa.
6.1.2.
Autoria
Quanto ao(s) nome(s) dos
envolvidos no trabalho: Escritos dois espaços abaixo do título do trabalho,
alinhados à direita, com nota de rodapé identificando orientador do trabalho, o
curso e o período cursado. Podem ser acrescentados endereço de e-mail. Fonte
Time New Roman, tamanho 36.
6.2.
ESTRUTURA DO BANNER
6.2.1.
Títulos obrigatórios
São obrigatórios: título do
trabalho, nomes dos autores e referência ao programa de fomento e instituição.
Introdução, objetivos, metodologia (materiais e métodos), conclusões
(resultados) e referências.
6.2.2.
Do aspecto estético
Deve-se respeitar às normas
convencionais (ABNT) para a parte textual e uso de recursos como tabelas,
gráficos, fotos, mapas, etc.
Dimensões do pôster: banner
em lona, 0,70 m X 0,90 m.
6.3.
REGRAS CONVENCIONAIS PARA BANNER
6.3.1.
Informação e documentação
a) Fonte: Times New Roman
b) Tamanho da fonte: no mínimo 20, mas depende da quantidade de texto e o
tamanho do banner. Sugestões gerais: Título = Times New Roman 60, Autores e
instituição = Times New Roman 36, Texto = Times New Roman 24, Bibliografia =
Times New Roman 16.
c) Usar caixa alta, somente para os títulos dos itens
(INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO, etc...)
d) O texto deverá vir separado em colunas (dependerá da
quantidade de texto). Sugestão: no máximo duas colunas, alinhadas e texto
justificado.
e) Espaçamento entre as linhas: 1,5, mas dependerá da
quantidade de texto.
6.3.2.
Ilustrações, abreviaturas, siglas e de símbolos
As
ilustrações: tabelas e figuras (gráficos, mapas, fotografias, desenhos,
quadros, lâminas, plantas, esquemas, organogramas, etc.), e os símbolos (com
seus significados) são numerados conforme sua ordem de aparecimento no
texto. As abreviaturas e siglas
empregadas no decorrer do texto, quando aparecem pela primeira vez no texto,
devem aparecer por extenso e com sua sigla entre parênteses. Siglas com até
cinco letras aparecem em caixa-alta; acima disso só a primeira letra aparecerá
em maiúsculo.
As
figuras são elementos demonstrativos de síntese, constituindo-se em unidades
autônomas, a fim de explicar ou complementar visualmente o texto. “Qualquer que
seja seu tipo, sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra
FIGURA,” seguindo-se seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos
arábicos, o respectivo título e/ou legenda explicativa e a fonte, caso seja
necessária. Essas legendas devem-se caracterizar pela brevidade e pela clareza,
dispensando consultar o texto.
As
tabelas são elementos demonstrativos de síntese que constituem unidade
autônoma, apresentando informações com tratamento estatístico. Em sua
apresentação, deve-se levar em consideração o que segue:
a) têm numeração independente e consecutiva;
b) coloca-se o título na parte superior, antecedido da
palavra TABELA e de seu número de ordem, em algarismos arábicos;
c) as fontes que se citam na construção de tabelas, bem como
as notas eventuais, devem aparecer no rodapé, após o fio de fechamento (última
linha da tabela);
d) se forem reproduzidas tabelas retiradas de outros
documentos, faz-se necessária a autorização prévia do autor, embora esta não
seja mencionada;
e) devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a
que fazem remissão;
f) são utilizados nas tabelas fios horizontais e verticais a
fim de separar os títulos das colunas no cabeçalho e de fechá-las na parte
inferior, devendo-se evitar fios verticais na separação de colunas e fios
horizontais na separação.
g) Cores: Deve-se utilizar, na impressão, tinta preta sobre
papel branco para textos. Admite-se o
uso de cores em figuras, gráficos e tabelas, pois eles usam-nas como elementos
de sua linguagem visual.
6.3.3.
Referências
De acordo com as
normas da ABNT.
Caso haja alterações na
programação, elas serão divulgadas no blog do IV FLAEL: http://flael2014.blogspot.com.br/
.
- 1º dia: 29/10/2014 (quarta-feira):
7h30
– 9h30: Credenciamento.
9h30
– 10h30: Solenidade de abertura.
10h30 – 12h: Conferência de
abertura.
ALMOÇO
14h – 16h: Sessões
de comunicação.
16h – 16h30: Intervalo.
16h30 – 18h30: Mesa-redonda
1.
- 2º dia: 30/10/2014 (quinta-feira):
8h30
– 10h: Palestra 1 e palestra 2.
10h
- 10h30: Intervalo.
10h30
– 12h30: Mesa-redonda 2 e
mesa-redonda 3.
ALMOÇO
14h – 16h: Sessões
de comunicação.
16h-17h: Pôsteres.
17h-18h30: Palestra
3.
18h30 – 19h30:
Lançamento de livros.
- 3º dia: 31/10/2014 (sexta-feira):
8h30 – 10h30: Mesa-redonda
4 e mesa-redonda 5.
10h30 – 11h: Intervalo.
11h – 12h:30: Palestra
4 e palestra 5.
ALMOÇO
14h – 16h: Sessões
de comunicação.
16h – 16h30: Intervalo.
16h30
– 18h Conferência de encerramento.
Mais informações
E-mail:
flael2014@gmail.com/
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CONVIDADOS
CONFIRMADOS
Ana
Cristina Pelosi (Universidade Federal do Ceará)
Betânia
Passos Medrado (Universidade Federal da Paraíba)
Carla
Lynn Reichmann (Universidade Federal da Paraíba)
Catherine
Kancellary Delage (Universidade de Bordeaux)
Darcília
Simões (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Dinorá
Fraga (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Fatiha
Dechicha Parahyba (Universidade Federal de Pernambuco)
Florencia
Miranda (Universidade Nacional do Rosário - Argentina)
Fumiya
Ishikawa (Universidade de Rikkyo – Japão)
Gabriel
de Àvila Othero (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Heloísa
Pedrosa de Moraes Feltes (Universidade de Caxias do Sul)
Heronides Maurílio de Melo Moura (Universidade Federal de Santa Catarina)
Heronides Maurílio de Melo Moura (Universidade Federal de Santa Catarina)
Izabel
Magalhães (Universidade de Brasília)
Joaquim
Dolz (Universidade de Genebra)
José
Carlos Paes de Almeida Filho (Universidade Federal de Brasília)
Kátia
Lucy Pinheiro (Universidade Federal do Ceará)
Kléber
Aparecido da Silva (Universidade Federal de Brasília)
Leonel
Figueiredo de Alencar (Universidade Federal do Ceará)
Marcos
Antônio Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Maria
João Marçalo (Universidade de Évora – Portugal)
Mônica
Fontenelle Carneiro (Universidade Federal do Maranhão)
Rosalice
Pinto (Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa – Portugal)
Ruberval
Franco de Maciel (Universidade Federal de Goiás)
Sabine
Vanhulle (Universidade de Genebra - Suíça)
Vanda
Magalhães Leitão (Universidade Federal do Ceará)
Vládia
Maria Cabral Borges (Universidade Federal do Ceará)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Ana Cristina Pelosi (Universidade
Federal do Ceará)
Ana Diaz (Universidade de Santiago de
Compostela - Espanha)
Ana Edilza Aquino de Sousa
(Universidade Federal do Ceará)
Antônia Coutinho (Universidade Nova de
Lisboa - Portugal)
Betânia Passos Medrado (Universidade
Federal da Paraíba)
Carla Lynn Reichmann (Universidade
Federal da Paraíba)
Darcília Simões (Universidade Estadual
do Rio de Janeiro)
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
(Universidade Federal do Ceará)
Fábio Delano Vidal Carneiro (Faculdade
7 de Setembro)
Fatiha Dechicha Parahyba (Universidade
Federal de Pernambuco)
Florencia Miranda (Universidade
Nacional do Rosário - Argentina)
Fumiya Ishikawa (Universidade de
Rikkyo – Japão)
Heloísa Pedroso de Moraes Feltes
(Universidade de Caxias do Sul)
Heronides Maurílio de Melo Moura
(Universidade Federal de Santa Catarina)
Izabel Magalhães (Universidade de
Brasília)
Kátia Lucy Pinheiro (Universidade
Federal do Ceará)
Larissa Maria Ferreira da Silva
Rodrigues (Universidade Federal do Ceará)
Lena Lúcia Espíndola Figueirêdo
(Universidade Estadual do Ceará)
Leonel Figueiredo de Alencar
(Universidade Federal do Ceará)
Lívia Márcia Rádis Tiba Baptista
(Universidade Federal do Ceará)
Luciane Corrêa Ferreira (Universidade
Federal de Minas Gerais)
Manoelito Costa Gurgel (Universidade
Federal do Ceará)
Maria do Socorro Aragão (Universidade
Federal do Ceará)
Maria do Socorro Cardoso de Abreu
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Maracanaú)
Maria Valdênia Falcão (Universidade
Federal do Ceará)
Maria Vieira Monte Filha (Universidade
Federal do Ceará)
Mônica de Souza Serafim (Universidade
Federal do Ceará)
Mônica Fontenele Carneiro
(Universidade Federal do Maranhão)
Paula Francinete Ribeiro Araújo
(Instituto Federal do Maranhão)
Pollyanne Bicalho Ribeiro
(Universidade Federal do Ceará)
Rosalice Pinto (Centro de Linguística
da Universidade Nova de Lisboa – Portugal)
Sabine Vanhulle (Universidade de
Genebra - Suíça)
Vanda Magalhães Leitão (Universidade
Federal do Ceará)
Vládia Maria Cabral Borges
(Universidade Federal do Ceará)
COMISSÃO ORGANIZADORA
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (PRESIDENTE)
Mônica de Souza Serafim
Pollyanne Bicalho Ribeiro
Livia Marcia Rádis Tiba Baptista
Luciane Corrêa Ferreira
Maria Valdênia Falcão
Maria do Socorro Cardoso de Abreu
Vládia Maria Cabral Borges
Ana Angélica Lima Gondim
Ana Edilza Aquino de Sousa
Kaline Araújo Mendes
Larissa Maria Ferreira da Silva
Rodrigues
Manoelito Costa Gurgel
Marcelo
Robson Silva Viana
Maria Vieira Monte Filha
Fábio Delano Vidal Carneiro
REPRESENTAÇÃO DISCENTE
Victor
Flávio Sampaio Calabria
Renata
Saraiva de Albuquerque Monteiro
Naiara
Fernandes Pinheiro
Josileide
Maria Albuquerque Aguiar
Meire Celedônio
Mariana Fraga Soares
Luana Tayná de Oliveira Monteiro